Nós, mulheres, somos seres incríveis e nosso corpo, é uma verdadeira maravilha da natureza. Uma das características mais notáveis do corpo feminino é o ciclo menstrual, um processo complexo que ocorre mensalmente e influencia não apenas nossa fertilidade, mas também nossa saúde e bem-estar geral. O que você vai aprender agora é fazer escolhas conscientes e alinhar dieta e ciclo menstrual.
Este período é marcado por uma série de mudanças hormonais que afetam não só o corpo, mas também o humor e os padrões alimentares. Compreender essas flutuações hormonais pode ajudar a melhorar a saúde geral e reduzir os desejos por alimentos pouco nutritivos.
Lembre-se que na parte 01, escrevi sobre as características de cada uma das quatro fases do ciclo menstrual, fase menstrual, folicular, ovulação e lútea .
Agora , o que você acha , amiga leitora de aprender como pode ajustar sua alimentação para não sofrer tanto com a flutuações hormonais que agem diretamente no seu apetite ?
Assim você, cara leitora, você terá mais conhecimento e consequentemente clareza para você usar a alimentação a seu favor e não em seu contra.
Então, fique por aqui por mais algumas linhas.
A Influência dos Hormônios no Apetite e nos Desejos Alimentares
Ao longo do ciclo menstrual, os níveis hormonais flutuam, e essas mudanças podem ter um grande impacto em nossos padrões de apetite e desejo por certos alimentos.
Durante a fase lútea, por exemplo, os níveis de progesterona aumentam, o que pode levar a alterações no humor e aumentar os desejos por alimentos ricos em carboidratos e açúcares. Esta é a fase que mais terá a sua atenção em relação a sua alimentação.
É importante reconhecer e compreender essas mudanças hormonais para que possamos tomar medidas para evitar os ataques por alimentos pouco nutritivos e manter uma dieta equilibrada ao longo do ciclo menstrual.
Nesta fase, não é aconselhável seguir uma estratégia restrita em carboidratos complexos, como grãos, tubérculos, frutas e vegetais, como acontece na estratégia cetogênica, por exemplo.
Sem dúvida, nesta fase, você se beneficiaria muito em começar o seu dia com um café da manhã com chá de folhas de amora , uma porção de frutas, proteínas como ovos ou iogurtes. E para o seu almoço acrescente ao seu prato de saladas cruas, uma porção de grãos como arroz e feijão ou ervilhas e inhame ou até vagem e batata.
Para o lanchinho da tarde, que tal uma batata pequena com uma porção de proteína em pó sabor chocolate, existem duas opções: o famoso whey protein ou uma proteína vegetal.
E após almoço e jantar uma xícara de chá de folhas de amora, ou qualquer chá com sabor natural mais adocicado te trará o carinho e conforto que esta fase pede.
Caso você deseje começar uma dieta de emagrecimento, este não seria o melhor momento para dietas severas em restrições calóricas e carboidratos.
A melhor fase para iniciar uma estratégia cetogênica para o emagrecimento é a fase folicular, que começa com o primeiro dia de sangramento. Nesta fase você deve restringir alimentos ricos em carboidratos como farinhas, grãos, tubérculos e frutas muito doces como banana e mamão. Aposte nas porções menores de frutas vermelhas, caju, kiwi e abacaxi.
Saiba que não existe uma única dieta saudável
Acredite que a melhor dieta é aquela que você consegue seguir por mais tempo sentido tranquilidade e prazer. Sua alimentação não precisa ser fixa e muito menos ter um rótulo definido.
Entretanto não nego a necessidade de seguir os fundamentos e critérios de alimentos saudáveis e mais adequados para a fase que você está, assim como o seu desejo de viver disposta e feliz com o seu corpo.
Também acredito que uma dieta com os melhores alimentos do mundo, mas que não se encaixam na sua realidade, não é uma dieta sustentável, lembre-se que a melhor dieta é aquela que você consegue seguir por mais tempo. E também te oferece prazer, celebração, conforto e bem estar, pode acreditar é possível aliar todos estes critérios quando se deseja usar a alimentação como aliada.
Conclusão para Adequar a sua Dieta e Ciclo Menstrual
Entender seu ciclo menstrual e adaptar sua alimentação de acordo com cada fase pode ser uma estratégia eficaz para promover a saúde e o bem-estar ao longo do mês. Ao priorizar alimentos nutritivos e equilibrados, manter-se hidratada e ouvir os sinais do seu corpo, você pode nutrir-se adequadamente e aproveitar ao máximo cada fase do seu ciclo menstrual.
De modo geral, isso se resume a consumir ao máximo alimentos naturais, variados e na quantidade que o seu corpo pede.